O Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu neste semestre a aluna de Fisioterapia da Unipampa Laís Lima, que cursou as 195h do estágio externo do seu curso. Essa modalidade de estágio é ofertada aos alunos da Unipampa, sendo a Instituição de livre escolha dos estudantes.

Para a realização do estágio foi firmado um convênio entre as duas universidades. Laís acompanhou as atividades diárias da Clínica de Fisioterapia da Unisc, como atendimentos na clínica de reabilitação, triagem para confecção de próteses e órteses, solicitação de cadeiras de rodas para usuários do SUS e atendimento na Asan, além de medidas e entregas de órteses e próteses efetuadas pela Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef).

"A experiência de estagiar na Unisc está sendo muito enriquecedora e estou tendo a oportunidade de realizar atividades juntamente com a equipe multiprofissional do serviço de reabilitação, gerando uma troca enriquecedora de conhecimentos”, avaliou Laís. “Além disso tive a oportunidade de acompanhar o atendimento do estágio dos acadêmicos do curso de Fisioterapia e o projeto na oficina de hidroterapia”, contou.

A intercambista disse ainda que encontrou um ambiente acolhedor na Unisc, vivenciando experiências únicas de forma humanizada tanto da parte do atendimento ao paciente como membro da equipe. “Sem dúvidas está sendo uma etapa muito importante e fundamental para minha formação acadêmica", elogiou a estudante.

Para a subcoordenadora do curso de Fisioterapia da Unisc, professora Paula Bianchetti, o intercâmbio fortalece o indivíduo como classe, uma vez que assim é possível que os estudantes aumentem a sua identificação como futuros profissionais, possibilitando enxergar a formação em outros locais. "É muito bom termos conosco um estudante de outra instituição”, destacou a professora. “Engrandece as trocas de conhecimento, favorece um olhar para além da nossa instituição e amplifica os conhecimentos já adquiridos”.