índice evidencia a qualidade do currículo, do corpo docente e da infraestrutura

Entre os dias 26 e 28 de outubro, o campus da Unisc em Montenegro recebeu a visita da comitiva do Ministério da Educação, para reconhecimento do Curso de Psicologia. Na escala de 1 a 5, a comissão atribuiu nota 4 para o Curso de Psicologia, o que foi motivo de comemoração entre dirigentes, professores e acadêmicos do curso. Na análise, são avaliados os aspectos do Plano Pedagógico, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura do curso. Com quase 30 anos de tradição na Unisc, o curso une os conhecimentos das áreas de humanidades e biológicas, atuando na comunidade através de diversos serviços.

Nas últimas décadas, a educação dos profissionais de saúde tem sido profundamente repensada, devido ao processo resultante das mudanças estruturais do mundo contemporâneo nos mais diversos aspectos. Além disso, os Ministérios da Saúde e da Educação têm incentivado novos desafios para os cursos de graduação, os quais têm produzido movimentos importantes na Unisc, no sentido de formar um profissional Psicólogo adequado à realidade das políticas públicas brasileiras, contribuindo tanto para o avanço da ciência como para a atuação profissional em diferentes contextos.

Para a coordenadora do Curso, professora Gabrielly da Fontoura Winter, o curso de Psicologia prepara profissionais que promovem a saúde mental, comprometidos com a comunidade. A formação na Unisc possibilita ao estudante conhecer uma diversidade de temas relacionados a processos de saúde, doença, educação, relações de trabalho, comunidades, movimentos sociais e as políticas públicas.

Para o Pró-Reitor Acadêmico da Unisc, professor Rolf Fredi Molz, os conceitos representam a materialização do trabalho elaborado desde o início das atividades do curso de Psicologia em Montenegro. “Sempre prezamos por todos os processos avaliativos, produzindo assim, um curso de excelência”, completa o Pró-Reitor.

Aos interessados em cursar Psicologia na Unisc - campus de Montenegro, o Vestibular está com inscrições abertas. Mais informações podem ser obtidas em unisc.br/vestibular

Serviços para a comunidade montenegrina

O compromisso com a comunidade montenegrina está entre os princípios de atuação da Unisc em Montenegro. Em junho deste ano, a Universidade inaugurou dois importantes serviços para a comunidade: a Clínica Integrada de Psicologia - CIP e o Gabinete de Assistência Judiciária - GAJ, localizados na Rua João Pessoa, 2110, no Centro de Montenegro. Na CIP, a equipe de saúde mental do município faz o encaminhamento dos pacientes, que são acolhidos e direcionados, quando necessário, para psicoterapia individual ou grupal. O serviço também pode ser agendado diretamente no local. A comunidade também dispõe dos serviços do Laboratório de Práticas Sociais (LAPS) e de convênios de estágio com as redes de atendimento do município.

Perfil do profissional formado na Unisc

O Curso de Psicologia de Montenegro tem o compromisso com a pluralidade de diferentes abordagens psicológicas, com a contribuição e os desafios propostos pelas demais áreas da ciência, propondo-se a engajar os estudantes em um constante processo de planejamento e investigação das necessidades das comunidades regionais, através de disciplinas teórico-práticas, estágios e projetos de pesquisa e extensão.