O conceito 5 comprova a qualidade de ensino e o comprometimento da Universidade também com a educação superior a distância
Foto: Ead Banco de Imagens
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, em 2022, 11 comissões de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento de cursos de graduação a distância. Destes cursos, 10 receberam o reconhecimento com conceito 5, a nota máxima dos processos de avaliação do MEC. Apenas um deles obteve reconhecimento com conceito 4, também considerado um ótimo resultado, na escala que varia de 1 a 5.
Para o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, analisando os resultados das avaliações é possível concluir que os dados resultam de ações estratégicas definidas pela Universidade. Para isso, a Unisc elaborou um Plano de Gestão da Educação a Distância (EAD). “Este documento tem como ponto de partida os referenciais de qualidade para educação a distância do MEC, bem como o instrumento de avaliação de cursos de graduação a distância. Aqui propomos a institucionalização de procedimentos de EAD na Unisc, que assegure a autonomia institucional e a qualidade pedagógica dos cursos, através de um processo gradual e contínuo, no qual valores e estruturas inovadoras sejam incorporados organicamente na instituição, respeitando e alterando as práticas já sedimentadas”, fala.
Os referenciais de qualidade para EAD da Unisc têm como base a legislação estabelecida no âmbito federal e os compromissos assumidos no projeto de desenvolvimento institucional da Universidade. “Trazem um conjunto de parâmetros teórico-metodológicos e operacionais norteadores da elaboração, execução e avaliação dos cursos e atividades a distância desenvolvidas no âmbito da Unisc.”
Nesse sentido, conforme o diretor, os resultados das avaliações comprovam que a universidade atende a um conjunto de dimensões fundamentais da organização da EAD. “O Design Educacional elaborado conforme concepção pedagógica do curso; os parâmetros para interação entre docentes e discentes organizados por meio dos Sistemas de Comunicação utilizados; a roteirização do estudo e organização do conteúdo na produção do material didático; o processo de acompanhamento e validação do que foi apreendido pelos alunos; a valorização do trabalho coletivo para oferta de conteúdo com qualidade expresso nas diferentes linguagens com a atuação de uma equipe multidisciplinar; as demandas de infraestrutura para acesso e difusão do conhecimento mobilizado e produzido nos cursos; a agilidade da gestão acadêmico-administrativa”, cita.
Notas
O processo avaliativo conta com três dimensões que são criteriosamente avaliadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Na avaliação, as notas são atribuídas aos indicadores de cada uma das dimensões, em uma escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima.
-
Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - 5
-
Superior de Tecnologia em Gestão de RH - 5
-
Superior de Tecnologia em Logística - 5
-
Administração - 5
-
Letras- 5
-
Pedagogia - 4
-
Superior de Tecnologia em Processos Industriais - 5
-
Serviço Social - 5
-
Ciências Contábeis - 5
-
Superior de Tecnologia em Marketing - 5
-
Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 5
Estrutura
A Assessoria para Educação a Distância (AEAD) está localizada na sala 1613, do bloco 16, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Tem uma estrutura de salas modernas e adaptadas às novas tendências da educação. A disposição dos ambientes do setor foi planejada para facilitar o atendimento de professores, estudantes e visitantes.
Uma área importante é a Monitoria Técnica, que possui espaço com equipamentos para oferecer suporte e capacitações sobre o uso mais adequado das ferramentas da Sala Virtual de Aprendizagem. Anexo, há um ambiente reservado para suprir as necessidades de docentes e coordenadores de curso.
Ao lado da Monitoria Técnica, encontram-se as salas das tutorias de lato sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) e da graduação. Ainda, a sala de planejamento e produção de materiais acomoda os profissionais envolvidos com captação de projetos, vendas, revisão didático-pedagógica e produtores audiovisuais. Ainda, tem uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), instalada em sala específica, que atua em conjunto com o Setor de Informática da Universidade, focando seus esforços no desenvolvimento e manutenção da Plataforma Moodle.
Para ter autonomia nas produções, dispõe de três estúdios pensados para atender diferentes formatos de videoaulas, ora com possibilidade de interação dos estudantes durante a gravação em uma sala de aula estúdio (que tem capacidade para acolher 20 estudantes sentados, lousa interativa, recurso para criação de diversos cenários, entre outros); ora como estúdio com estrutura tradicional com foco no professor.