Para marcar a passagem do Dia da África, a Unisc promove na próxima quarta-feira, 29 de maio, 19h15, na sala 101, bloco 1, a palestra A África em nós: debates necessários para entender o Brasil, com a historiadora Priscila Weber, egressa da Universidade e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio na Universidade de Coimbra.

Durante a época de estudante da graduação, Priscila trabalhou em projetos de extensão, com agremiações vinculadas à comunidade negra da região de Santa Cruz do Sul. É autora de História da África e dos Afrodescendentes no Brasil (Rígel, 2012), obra de uso escolar, e faz parte de organizações como a Rede Interdisciplinar de Pesquisas: as sociedades africanas no passado e no presente (Ufrgs).

A abertura da palestra será feita por Claudio Ferreira, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro), fundado em 2003, à frente do evento. O psicólogo e orientador educacional do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), Marcelo Augusto Ferreira, irá mediar as questões e os debates após a fala da palestrante.

A palestra comemorativa tem o apoio do Núcleo de Ação Comunitária (NAC/Proext), do Cepru, do Diretório Acadêmico Rosa Luxemburgo (curso de História), do Diretório Acadêmico Celso Furtado (cursos de Relações Internacionais e de Economia) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unisc. O evento é aberto à toda comunidade, sem custo e sem necessidade de inscrição prévia. Aos que necessitarem, haverá atestado de presença.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no NAC, sala 510, bloco 5 da Unisc, pelo telefone (51) 3717-7685 ou pelo e-mail nac@unisc.br.

Africanidade

O Dia da África faz referência à criação da Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, objetivando promover a valorização e o desenvolvimento do continente africano, sendo ratificado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana. O continente possui 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 53 países. O Brasil possui intensas e diversas ligações com a África, sendo o país com a maior população negra fora do continente, compartilhando o idioma português como língua oficial em seis países africanos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.