AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Arquivo pessoal

Professor Deivis de Campos
 

Em outubro, na Itália, será lançada a obra Giotto si rivela, de autoria do escritor e pesquisador italiano Luciano Buso. O referido autor cita em sua obra o apoio e a colaboração do professor da Unisc, Deivis de Campos, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. A publicação aborda as mensagens e as assinaturas secretas inseridas nas obras de Giotto di Bondone (1266-1337), um dos mais importantes pintores italianos.

“Fiquei bastante lisonjeado em estar nos agradecimentos do livro. Essa colaboração foi essencialmente através de discussões técnicas acerca da metodologia usada por Luciano Buso. Ele desenvolveu um método de estudo que, de fato, evidencia muitos segredos e mensagens que a maioria dos artistas da Renascença utilizava em suas obras”, conta Campos.

Além do livro, a colaboração do docente com o autor italiano também já resultou na produção de alguns artigos científicos na área da história da arte, tendo sido um deles recentemente aceito para publicação na revista científica da área médica Journal of the Royal Society of Medicine. Nesse artigo, é evidenciada uma possível paralisia que Leonardo da Vinci apresentava em sua mão direita.

“No final de 2018, participei de um trabalho de autenticação/reconhecimento de uma obra feita por Rafael Sanzio, de 1513-1518, na qual Luciano Buso também participou. Desde então, começamos a parceria”, salienta Campos. O lançamento do livro Giotto si rivela ocorrerá no dia 19 de outubro, na Basílica de Santa Maria degli Angeli, em Assis, na Itália. Nessa data, o docente da Unisc participará do evento via Skipe.

MENU PRINCIPAL