De 10 a 11 de novembro, ocorreu de forma remota o VIII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que abrangeu uma programação diversificada, em torno das tendências na educação superior: novos paradigmas.

O evento foi sediado pela Univates e reuniu quase mil pessoas em diversos momentos, com o intuito de apresentar produtos para uma educação de qualidade. Os debates e palestras abrangeram a exposição de novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade.

A Unisc esteve representada por diversos docentes, dentre eles a professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Dulciane Paiva, que apresentou o projeto de pesquisa intitulado Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva.

A apresentação faz parte de segmento do projeto de pesquisa multicêntrico, com coparticipantes das regiões nordeste, sul e sudeste do Brasil, coordenado pela professora Dulciane Paiva e que avalia a segurança e eficácia da máscara de mergulho adaptada em relação à máscara orofacial convencional para a instituição de ventilação não-invasiva em pacientes com ou sem suspeita ou confirmação de Covid-19. “A exposição possibilitou compartilhar um tipo de produção científica que envolve diretamente ações dos estudantes da graduação e da pós-graduação na resolução de problemas reais apresentados pela comunidade”, destacou a docente.