O professor do curso de Comunicação Social da Unisc, Diego Weigelt, é o autor do livro Como os jovens ouvem rádio? Uma cultura lusófona de consumo radiofônico, que estará disponível para venda a partir desta quarta-feira, 20 de dezembro, no site da Editora Insular (www.insular.com.br). O lançamento será no dia 23 de dezembro, às 18h, na Cafeteria Barbera, em Santa Cruz do Sul.

Na obra, Weigelt trata de um tema pouco estudado, o consumo de rádio entre jovens no Brasil e em Portugal, numa nova fase de estudos de recepção, em que a compreensão das dinâmicas interacionais em torno do meio ganha maior destaque, dividindo as atenções com análises de discurso ou de representações veiculadas no dial. Uma publicação destinada a todos que pensam e fazem rádio.

Nesse cenário de novas tecnologias e novos hábitos de consumo, o autor trata de uma amostra de dois grupos específicos de Lisboa (Portugal) e Porto Alegre (Brasil), numa faixa de 15 e 18 anos. No primeiro capítulo, explica a sua escolha como foco de pesquisa e a sua relação com as novas tecnologias. O segundo capítulo trata dos jovens, entre outras questões, de suas características, diferenças em relação às crianças e aos adultos, aspectos culturais, biológicos e psicológicos. Delineia um conceito de jovem e discute sua relação com o rádio e a cultura de consumo.

Já no terceiro capítulo, o autor descreve e analisa os resultados da pesquisa empírica, aborda o conteúdo radiofônico, dispositivos, usos e hábitos dos jovens, trazendo os elementos que compõem uma possível cultura jovem de consumo radiofônico. No final do livro, destaca suas principais conclusões e aponta novos rumos de estudo e questões sobre o tema.

Weigelt é doutor em Ciências da Comunicação − Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa. Além de atuar na Unisc, é membro do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas; e da Rede de Estudos de Rádio e Som (em Portugal). Possui experiência de mais de 10 anos na área de comunicação, com ênfase em rádio.

*Publicado por Felipe Nopes