Arquivo pessoal

O professor do Departamento de Computação e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, da Unisc, Ricardo Czekster​ (foto), representou a Universidade em eventos internacionais. No dia 26 de junho, em Toulouse, na França, apresentou um artigo científico no 7º International Symposium From Data to Models and Back (DataMod), evento satélite do Software Technologies: Applications and Foundations (STAF). O trabalho, intitulado Annotated BPMN models for optimised healthcare resource planning, tem como autores os professores Czekster, Thais Webber (Departamento de Computação da Unisc) e Juliana Bowles (Universidade de St. Andrews/Escócia).

Com a professora Juliana Bowles, Czekster atuou no fortalecimento de pesquisas conjuntas, de 27 a 29 junho, em St. Andrews, na Escócia, onde também discutiu assuntos relacionados com o grupo de pesquisa (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos).

Além disso, o docente foi convidado para ministrar, como scholar (pesquisador visitante), um curso na Summer School do Erasmus Mundus - MSc in Dependable Software Systems (DESEM) – mestrado interinstitucional com financiamento da União Europeia –, versando sobre algumas das pesquisas que vem desenvolvendo, bem como alguns resultados preliminares. O curso, denominado Analytical modelling of parallel and distributed systems with Stochastic Automata Networks (SAN), foi realizado de 2 a 6 de julho, na National University of Ireland Maynooth (NUI), em Maynooth, na Irlanda, dando continuidade às pesquisas iniciadas durante o doutorado de Czekster.

“As atividades de pesquisa foram muito produtivas, servindo para estreitar ainda mais as relações entre os pesquisadores dos países e contribuindo para aumentar as possibilidades de futuras colaborações em editais de escopo internacional”, destaca Czekster. Segundo ele, o objetivo destes projetos é desenvolver modelos e técnicas avançadas de modelagem e análise de processos, descobrindo oportunidades de melhorias para contribuir com alocações de recursos mais eficientes, bem como no mapeamento de realidades complexas e na derivação de seus índices de desempenho.

“Existe muito interesse em modelagem analítica de sistemas, visto que essas técnicas permitem que sejam descobertos gargalos e desperdícios de recursos”, complementa Czekster. O professor ainda ressalta que diversas ideias presentes nestas discussões poderão enriquecer as aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo em vista sua ampla relevância no contexto atual das pesquisas sobre esse assunto.

​*Publicado por Felipe Nopes