AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Felipe Nopes

Da esq. para a dir.: Alexandre Feil, Rosana Schneider, Janaína Wohlenberg, Michele Hoeltz, Lourdes Kist e Elpídio Nara

 

 

A aluna Janaína Wohlenberg defendeu a primeira tese do Doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc, intitulada Indicadores de sustentabilidade como ferramenta para tomada de decisão em cooperativas da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo, RS, Brasil. A defesa ocorreu na tarde desta sexta-feira, 28 de junho, na sala 5328, bloco 53 do campus.

A banca examinadora foi composta pelos professores Michele Hoeltz (orientadora), Rosana de Cássia de Souza Schneider (coorientadora), Lourdes Teresinha Kist (Unisc), Elpídio Oscar Benitez Nara (Unisc), Alexandre André Feil (Univates) e Cláudio Sonaglio Albano (Unipampa), que participou por videoconferência.

Segundo Janaína, desenvolver um estudo voltado à realidade de um ambiente pouco explorado, como é o caso das cooperativas agroindustriais da agricultura familiar, demanda muito comprometimento e responsabilidade. “Além da defesa em si, a principal responsabilidade é o retorno dos resultados aos parceiros da pesquisa. De um lado, as cooperativas e os agricultores, que são os sujeitos que podem se beneficiar dos dados levantados no estudo, e do outro lado, os pesquisadores que colaboraram conosco, visto que os frutos virão na publicação desses dados”, comentou a aluna.

Para ela, o desafio pessoal foi grande e desencadeou várias novas demandas que precisam de soluções. “Só por esse fato já se tem um ganho científico relevante. Agradeço às cooperativas e aos agricultores pela confiança e pela receptividade; aos professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) pelos ensinamentos; aos membros do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc pela colaboração no tratamento dos dados; e, em especial, à minha orientadora por todo carinho e dedicação”, salientou Janaína.

MENU PRINCIPAL