AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O ano de 2017 foi decisivo para a estudante do curso de Engenharia Ambiental da Unisc, Paula Sabrina Mallmann, pois acabara de concluir seus estudos e era chegado o momento de vislumbrar oportunidades profissionais. Neste ano, Paula conquistou uma vaga no concurso público de Técnico Superior Penitenciário - Engenheira Ambiental, na Superintendência dos Serviços Penitenciários - SUSEPE - sendo a primeira a ocupar o posto de Engenheira Ambiental na Instituição.  

Responsável pelo licenciamento ambiental de todos os estabelecimentos, pela correta implantação e execução dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e pelos projetos de coleta, tratamento e disposição final do esgoto, a Engenheira atua hoje dentro de um Departamento multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, como da Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Agronômica e Arquitetura, o Departamento de Engenharia e Arquitetura Penal e Socioeducativa- DEAPS, da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

Quando questionada sobre sua formação acadêmica da Unisc, a servidora da SUSEPE diz que sempre precisou conciliar a atividade laboral com os estudos: - “Isso me impediu de me envolver com os projetos de iniciação científica e com outros trabalhos acadêmicos, fato que sempre lamentei, mas ao mesmo tempo me proporcionou uma maturidade maior para ressignificar o aprendizado. Sempre questionei os professores sobre como o conhecimento seria aplicado na prática, que é de fato o que precisamos pensar, ao contrário, se torna somente teoria. Ao meu ver, esse é o grande desafio na formação acadêmica”, pontua. 

Paula diz ainda que a atuação de professores do curso teve grande impacto na sua formação: “tem professores que ficam para sempre marcados em nossa memória, cada um de um jeito e em um momento diferente. Os professores Diosnel Antonio Rodriguez López, Adriane Lawisch Rodriguez, Ênio Leandro Machado, Liliane Marquardt, Débora Chapon Galli, Odorico Konrad, Henrique Carlos Fensterseifer (in memoria) e Eduardo Rodrigo Ramos de Santana marcaram a minha trajetória. Com alguns até hoje tenho contato e continuam sendo referências para mim".  

Sobre os estudantes que pensam em atuar na área da Engenharia Ambiental, Paula orienta o futuro profissional a pesquisar sobre as disciplinas e atribuições do curso, a conversar com profissionais que estão em atuação e, principalmente, estagiar/trabalhar na área durante a formação acadêmica: “o trabalho nos dá experiência, nos torna mais críticos, proporciona a consolidação do aprendizado. Entretanto, se não puder atuar na área durante a formação acadêmica, use todo o seu tempo e sua energia nas aulas, questione os professores, seja o aluno "chato" da turma que pergunta nas apresentações de trabalho, se envolva e pesquise cursos exigidos pelo mercado de trabalho para contratação de engenheiros ambientais. Enfim, como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella: "Faça o teu melhor na condição que você tem enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda", mas faça”, pontua a ex-aluna.

Para a Coordenadora dos Cursos das Engenharias Ambiental, Química e Agrícola, Professora Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, “a Paula Sabrina sempre foi uma excelente aluna, inquieta, sempre em busca de desafios, focada, sabia o que queria”, pontua a coordenadora. 

O curso de Engenharia Ambiental da Unisc está em plena atuação há quase 20 anos e já formou diversos Engenheiros Ambientais, que atuam em diversos segmentos do mercado nacional e internacional.

MENU PRINCIPAL