A estratégia de comunicação e divulgação científica da pesquisa-ação ObservaDR/Covid-19, desenvolvida em 2020 e 2021, que levantou dados socioespaciais para combate à Covid-19 no Vale do Rio Pardo, foi publicada no livro digital Cases Inspiradores: comunicação na prática. O case é de autoria das pesquisadoras Ângela Felippi, Grazielle Brand e Vanessa de Oliveira, e resultante da pesquisa desenvolvida pelo ObservaDR, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2020 e 2021. Na mesma obra, há outro relato de estratégia de comunicação de ação extensão da Unisc, do Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes - GTARI, das professoras Grazielle Brandt e Mariana Corbellini.

O livro digital foi organizado pelo Estratégias Midiáticas Organizacionais (EstratO), grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pelos professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo. A obra reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações. Dentre os temas abordados nas práticas relatadas nos cases estão eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.

Os cases versam sobre inúmeras experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. A fim de tensionar teoria e prática, ao final de cada case há um comentário teórico desenvolvido por pesquisadores convidados. Além disso, há um desafio e um exercício para cada um dos cases, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico por professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.

O livro Cases Inspiradores: comunicação na prática foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, está disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO através do link: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes.