Estudantes do Curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) fizeram a apresentação de planos de marketing para a empresa Catterino Chocolateria. A proposta faz parte da disciplina Marketing Operacional, ministrada pelo professor Flávio Régio Brambilla.

Segundo o professor, o trabalho aliou a teoria das aulas com a elaboração dos planos de marketing na prática, fazendo a importante relação da academia com as empresas. A atividade teve ainda a parceria de Genaro Forrati, egresso do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), docente da Unisc e Controller da Germani Alimentos; e de Daniela Ferrugem, diretora da Catterino.

Foram formados cinco grupos de trabalho na turma. Ao longo do semestre, o professor ministrou, na primeira etapa de aula, as fundamentações teóricas e, na segunda etapa, orientando para a construção do trabalho. Em duas ocasiões, o professor Genaro apresentou dados e o contexto da empresa em aula, trazendo material da Catterino para a construção do trabalho.

Cada aula foi desenvolvida pelo professor Flávio com a aplicação das ferramentas de marketing e orientação para a análise da empresa e do mercado, em abordagem longitudinal de construção do conhecimento. Anterior a apresentação final para a empresa, foi feita apresentação prévia em aula, para debates e apontamento de pontos de melhoria e ajustes, estes realizados para a preparação da apresentação final, sob a supervisão do professor Flávio.

Na noite de encerramento do trabalho, no último dia 4, foi constituída banca para a avaliação dos trabalhos, composta pelos professores Flávio e Genaro, por Daniela e Maicon da Silva, estagiário de docência, também egresso do PPGA. “O resultado da disciplina foi a elaboração de trabalhos de alta qualidade, tanto em precisão acadêmica quanto em aplicabilidade prática. Os melhores trabalhos foram premiados com cestas de produtos da Catterino, e ao final das apresentações foi feita degustação de alguns produtos da empresa.”, diz Flávio. Segundo o relato dos alunos, a aproximação da sala de aula com o mercado de trabalho foi uma contribuição significativa na formação acadêmica e profissional. Conhecimento aplicado, útil e que contribui tanto no desenvolvimento dos estudantes quanto para os empreendimentos da região, demonstrando a importância da Universidade como ambiente de desenvolvimento relacional, comunitário e de conhecimento.

Image 20240708 175854 495

Image 20240708 180435 421