Equipamento foi repassado a pacientes da Unidade Covid do Hospital Santa Cruz

Dulciane Paiva (Profa), Litiele Evelin Wagner e Solange Schio Lanza (Residentes do HSC), Daniela Reinicke, Jean Pierre Priebe, Mylenna Dias e Fernanda Canto (formandos em Fisioterapia).

Jean Pierre Priebe, Mylenna Dias e Fernanda Canto (formandos em Fisioterapia).

Estudantes do último ano do curso de Fisioterapia da Unisc elaboraram um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP em selo d´água. A sigla EPAP significa “pressão positiva ao final da expiração” (Expiratory Positive Airway Pressure) e promove a reexpansão de áreas pulmonares previamente colapsadas, sendo indicada a pacientes após quadro pneumônico ou de injúria pulmonar, como aquela subsequente à infecção pelo Sars-CoV-2. Tal dispositivo é confeccionado com material de baixo custo em substituição às tradicionais máscaras de EPAP comercializadas, que muitas vezes se apresenta com valor elevado para o poder aquisitivo de um dado paciente.

Pensando em prover aos pacientes da Covid-19 uma recuperação domiciliar mais acelerada, os formandos do curso de Fisioterapia confeccionaram nove dispositivos, sob orientação da professora Dulciane Paiva, e as doaram à Unidade Covid do HSC, aos cuidados das fisioterapeutas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC (PRMS), Litiele Evelin Wagner e Solange Schio Lanza.