A atividade ocorreu em três entidades atendidas pela Aesca. Alunos falam sobre
posse responsável, entre outros assuntos

Dentro da disciplina de Atividade Multidisciplinar em Medicina Veterinária, os estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam o projeto Multi Ação. A atividade consiste em falar sobre adoção de animais e guarda responsável. Desta vez, os alunos visitaram três atendidas pela Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca) de Santa Cruz do Sul.

A professora responsável pela disciplina, Letícia Reginato Martins, ressalta que a ideia do projeto foi justamente porque a superpopulação e, consequentemente, o abandono de animais, são fenômenos que podem alterar significativamente a dinâmica da população na comunidade, gerando uma série de impactos negativos sobre a saúde coletiva, dentre eles, as zoonoses, termo entendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos.

A posse responsável está inserida neste contexto como estratégia de ação. Entretanto, mais do que oferecer carinho ao animal, ela é a condição na qual o tutor aceita e se compromete a suprir as necessidades físicas, psicológicas e ambientais dos animais, assim como, prevenir os riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente em que vive. “Ações de conscientização e sensibilização sobre guarda responsável podem ser a solução para este problema, principalmente com projetos envolvendo crianças”, comenta.

A falta de programas acerca da educação sanitária, especialmente em comunidades carentes, dificulta o entendimento sobre os riscos sanitários a que os animais e as pessoas estão expostos. “Mesmo sendo constante a abordagem do tema “posse responsável”, pode-se perceber o número ainda crescente de casos de abandono e maus-tratos. Então, é na infância a fase em que a criança retém maior informação, sendo ela, a principal ferramenta a ser usada na disseminação do saber.”

E são em atividades como essa, feitas na disciplina, em que os alunos programam um turno em uma entidade, levam atividades que dizem respeito aos animais como posse responsável, cuidados básicos com pets, cuidados de higiene, entre outros, que se pretende, ao menos, tentar mudar esse cenário de abandono. “Eles também levam um lanche aprovado pela nutricionista da Aesca e fazem brincadeiras, jogos, teatros e várias outras atividades com a intenção de plantar sementinhas, sobre o tema, nas crianças de até 8 anos”, diz.