Desde a noite do dia 2 de dezembro, o saguão do bloco 35 da Unisc conta com a exposição fotográfica Prazer e sofrimento no trabalho, produzida pelos acadêmicos da disciplina de Psicologia do Trabalho II, do curso de Psicologia, ministrada pela professora Karine Vanessa Perez. As fotos são resultado de uma atividade na qual os estudantes foram orientados a escolher uma categoria profissional e desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre os profissionais selecionados.

“Além disso, os alunos também deveriam fazer, pelo menos, uma entrevista com um trabalhador da área escolhida e fotografar o profissional e o seu fazer, de modo que isso nos levasse a refletir. Com os elementos levantados a partir das entrevistas, os acadêmicos fizeram uma análise a partir dos conceitos trabalhados na disciplina”, explica Karine.

Segundo a professora, o objetivo da mostra é aproximar a teoria da prática, promovendo sensibilização e vivência dos estudantes junto a diferentes profissões. “A ideia de expor as fotos é tentar promover uma reflexão especialmente sobre os aspectos relativos ao prazer e ao sofrimento no trabalho, tema que nomeia a exposição, já que todos nós vivenciamos esses sentimentos”, observa Karine.

Tanto as fotografias quanto as entrevistas foram realizadas em Santa Cruz do Sul e região. Esta é a segunda edição da exposição, visto que a primeira ocorreu em 2016. O material ficará disponível para visitação até as 21 horas do dia 16 de dezembro, no saguão do bloco 35.

*Publicado por Felipe Nopes