Participaram estudantes e professores dos campi de Capão da Canoa e Montenegro

No último dia 28, as turmas do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campi de Capão da Canoa e Montenegro, realizaram uma visita técnica à Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC). A visita foi organizada pela professora de Processo Penal C, Maira Marques e pela coordenadora do Curso de Direito, Aline Cella. Estudantes e professoras foram recebidos pela juíza da 1ª Vara de Execução Penal, Priscila Palmeiro e pela diretora da PMEC, Patrícia Teixeira.

“A recepção foi muito acolhedora. Pudemos conhecer os módulos chamados Vivência onde visitamos o setor de saúde,  dentista e atendimento ambulatorial, a cozinha dos funcionários e interna, a sala de aula e a biblioteca. Experimentamos passar pelo scanner na sala de revistas,  quando a agente penitenciária responsável respondeu diversas perguntas”, complementa a professora Maira.

Após o almoço, foi o momento de ouvir as protagonistas da execução da pena, Priscila Palmeiro, Patrícia Teixeira e mais uma convidada, a defensora pública Mariana Py Muniz, recebidas pelo advogado Jader Marques, na Casa Verso, na Cidade Baixa. “Falas sobre uma realidade cheia de paradoxos valorizadas pelo fato de serem mulheres a exercer papéis de destaque. Jader Marques destacou a presença de quatro mulheres e um homem no palco, o trabalho das agentes de justiça no cumprimento dos seus ofícios e da professora em proporcionar esta vivência aos seus alunos e alunas", encerra Maira.

grupo de montenegro

Casa Verso POA