AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

 

A mestranda Lilian Regina Lengler Abentroth, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, realizou uma pesquisa sobre a velocidade da marcha de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, avaliando sua associação com a qualidade de vida. Para o estudo, orientado por Dulciane Nunes Paiva, foram analisados 82 pacientes com idades entre 30 e 80 anos.

A velocidade da marcha é reconhecida como uma medida confiável e, também, considerada um fator importante em relação à qualidade de vida das pessoas, por isso, tem se demonstrado uma ótima ferramenta para triagem de pacientes frágeis - no sentido de minimizar resultados desfavoráveis no pós-cirúrgico e de amparar profissionais na execução de uma reabilitação segura.

Os pesquisadores envolvidos no estudo destacaram a importância de avaliar a velocidade da marcha a fim de prevenir o aumento da morbidade no pós-operatório de cirurgias cardíacas. Além disso, o teste de velocidade da marcha é simples e não implica riscos ao paciente. Após defender a dissertação sobre o tema, Lilian recebeu o título de mestre, no dia 19 fevereiro, em uma banca avaliativa composta pelos professores, Dulciane Nunes Paiva, Cézane Priscila Reuter, e Juliana Fernandes de Souza Barbosa, pesquisadora do International Mobility Aging Study (Imias).

 

 

MENU PRINCIPAL