Trabalho será apresentado no dia 29 de outubro, durante a II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia

Cristina Luisa Bencke Vergütz

Dentro da programação da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, ocorre no dia 29 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A atividade integra a II Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, através da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.

Um destes estudos tem como título Pedagogia das Vozes e dos Silêncios: experiências das mulheres na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), da doutoranda Cristina Luisa Bencke Vergütz, com orientação da professora Cheron Zanini Moretti. O objetivo da tese realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEdu) foi buscar analisar de que forma as presenças e as ausências das experiências das mulheres nessa pedagogia enquanto processo formativo, do qual elas produzem pedagogias das vozes e dos silêncios através dos trabalhos do cuidado, domésticos e da agricultura.

A proposta constitui nós epistemológicos, históricos, pedagógicos e ontológicos, onde se permite pensar em uma alternativa política pedagógica feminista, tendo o trabalho e a agroecologia como princípios educativos. A pesquisa optou por uma participante feminista, por entender que o saber é situado, temporal, aberto e entrelaçado em relação ao poder. Em função da pandemia de Covid-19, a metodologia da pesquisa priorizou ações de participação das mulheres da Efasc de forma virtual. Assim, além de registro em diário de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 mulheres e aplicado um questionário com questões abertas para 33 egressas.

A partir de então, compreendeu-se que a presença delas na pedagogia da alternância se dá pelos trabalhos e funções sociais que desempenham na e com a Efasc, ou seja, são monitoras, agricultoras, dirigentes, esposas, mães, avós, estudantes, egressas e militantes. A partir da sua relação com o trabalho e a educação de si, e das demais pessoas envolvidas na sua existência, tramam experiências de classe, gênero, raça/etnia. Esse tripé estrutura a sociedade e, na pedagogia da alternância da Efasc, traduz a produção e a reprodução social e societal na cotidianidade de sua existência.

Para a doutoranda, entende-se, assim, que ocorre um enovelamento na pedagogia da alternância, que permitiu o reconhecimento e a análise da presença e da ausência das experiências das mulheres através do dizer a sua palavra que, categorizadas em pedagogia das vozes e dos silêncios, se traduziram em lutas, resistências, estratégias, reflexões, reprodução e produção de conhecimento ou saber da experiência feito. “Foi possível identificar a possibilidade da materialização de uma pedagogia da alternância ecofeminista na Efasc, tendo o trabalho e a agroecologia como princípio educativo na centralidade dos trabalhos de mantença da vida”, enfatizou a doutoranda Cristina Luisa Bencke Vergütz.

O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Unisc (PPGEdu) está com inscrições para a turma de 2022. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em: unisc.br/mestradoedoutorado