Formada em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Joana Rocha mora em Sydney há 14 anos

Uma ex-aluna do curso de Química Industrial da Unisc agora é cidadã australiana. No dia 26 de Janeiro de 2022, em Sydney (Austrália), Joana Rocha fez o juramento e se tornou cidadã australiana, no país onde reside há 14 anos. O certificado de cidadania foi entregue pela governadora do Estado, Margaret Beazley, durante uma cerimônia anual de comemoração pelo dia da Austrália (Australia Day). “Foi uma honra me tornar cidadã australiana nesse país que me recebeu de portas abertas e me deu muitas oportunidades. Há 14 anos a Austrália é a casa que eu escolhi para viver. Então, ter sido convidada para essa cerimônia especial foi um privilégio imenso, porque pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de participar. Poder agora dizer que eu sou Australiana é simplesmente uma sensação indescritível”, enfatizou.

Sobre sua trajetória acadêmica e profissional, Joana conta que colou grau em Química Industrial pela Unisc em 2008. Duas semanas depois da formatura já embarcou para Sydney na Austrália, com o intuito de permanecer no país por um ano, aprender inglês e ter a experiência de morar fora do Brasil. Na bagagem, tinha muita disposição e também muitas incertezas. “Os dois primeiros anos foram de bastante trabalho e muito crescimento pessoal. Muitas experiências, muitas viagens e o convívio diário com culturas diversas. No início da minha estadia na Austrália, meu nível de inglês era baixo, mas em apenas dois anos eu já tinha fluência e prestei a prova do IELTS (teste de proficiência na língua inglesa)”, frisou.

Por ter conquistado médias altas na prova, foi então aceita no curso de Mestrado em Química Orgânica na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), onde ganhou uma bolsa de estudos para trabalhar tempo integral na pesquisa que era na área de química médica (desenvolvimento de novos drogas/medicamentos). Os resultados positivos de sua pesquisa de mestrado a levaram a cursar Doutorado pela UNSW.

A egressa de Química Industrial da Unisc trabalha há cinco anos para uma multinacional química (materiais avançados e especialidades químicas) chamada Solvay. “Deixar o meio acadêmico e voltar para a indústria foi uma decisão bem importante, e que me trouxe a oportunidade de trabalhar com times de vários países (Europa e Ásia), o que contribui diariamente para o meu crescimento profissional”, ressaltou.

Para os professores do curso de Química da Unisc, foi um orgulho receber essa notícia. A professora Rosana Schneider, que fez o pós-doutorado na UNSW e acompanhou de perto o período em que ela esteve no mestrado, disse que as conquistas de Joana são fruto do conhecimento e da dedicação aos estudos e ao trabalho. “Mesmo aqui na Unisc, durante a graduação, foi uma aluna pró-ativa que aproveitou as oportunidades do seu período como aluna e bolsista de iniciação científica. Além disso, ela é exemplo para outros alunos que desejam crescer e conhecer o mundo a partir do estudo e, como consequência, ter o benefício de uma oportunidade profissional diferenciada", ressaltaram.

Doutorado na UNSW (2018)
Cerimônia de Cidadania (2022)