O município de Santa Cruz do Sul recebe, de 19 de abril a 26 de maio, na Casa das Artes Regina Simonis, a exposição fotográfica Os Guarani Mbyá, de Vherá Poty e Danilo Christidis.  A produção das fotografias surgiu a partir da relação de Vherá Poty, fotógrafo Mbyá e cacique da aldeia de Itapuã, e de Danilo Christidis, fotógrafo e professor, que durante 7 anos visitaram 15 aldeias no Rio Grande do Sul onde vivem comunidades guaranis. A realização é do Sistema Fecomércio/Sesc-RS, da Unisc, do Governo do Estado (Pró-Cultura RS), da Casa das Artes Regina Simonis e da Ufrgs (Proext/Museu), com o apoio do Grupo de Pesquisa CNPq Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (Ufrgs/Unisc).

Paralelo à exposição, também ocorre, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, o Seminário Imagens e palavras nas aprendizagens interculturais com os Mbyá Guarani, com a seguinte programação:

19/04

14h: Apresentação Batucasom (Coordenador: Heron Oliveira-Escola de Música da Unisc).

14h30: Palestra de abertura Os Guarani Mbyá (Ministrantes: Danilo Christidis, José Otávio de Souza e Vherá Poty).

18h: Visita mediada pelos fotógrafos à exposição Os Guarani Mbyá na Casa das Artes Regina Simonis.

20/04

9h: Mesa Aprendizagens interculturais na Educação Básica: diversidade na escola (Ministrantes: Maria Bergamaschi-Ufrgs, Ana Luísa Teixeira da Menezes-Unisc, Sandra Richter-Unisc, Vherá Poty e Danilo Christidis).

14h: Estética, canto e a música Guarani (Ministrantes: Marília Stein-Ufrgs, Vherá Poty e Danilo Christidis).

*Publicado por Josemar Santos