A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas de projetos realizados em escolas públicas municipais e estaduais e privadas das regiões dos vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro, e Litoral. A submissão dos trabalhos pode ser realizada por professores que concluíram o Curso de Formação Escolar para o evento deste ano. Para os docentes que ainda não finalizaram o curso, o prazo encerra nesta sexta-feira, 16. Já a inscrição dos projetos segue até 10 de setembro pelo site unisc.br/site/feira-ciencias/2024.

De acordo com a coordenadora geral da Feira de Ciências, professora Cláudia Mendes Mählmann, antes de o docente iniciar a submissão do projeto realizado na escola é importante que esteja com o resumo expandido redigido conforme as instruções encontradas no modelo constante no curso de formação. Ela lembra que esse modelo é o mesmo para todas as categorias desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Curso Normal, Ensino Técnico bem como para projetos de Educação não-formal.

Além disso, Cláudia frisa que no momento da inscrição é relevante que o docente anote os nomes dos componentes da equipe, da escola e do município por extenso e inclua os e-mails utilizados por todos os integrantes. Junto com essas informações, providencie o Termo de Declaração e de Autorização para Uso de Imagem e Voz de cada componente da equipe, incluindo professores e estudantes. Esse termo deve ser assinado e encaminhado ao e-mail feiradeciencias@unisc.br, de forma digitalizada, informando o título do projeto. Os originais dos termos devem ser guardados pela escola de origem da equipe.

A 4ª edição do evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Feira vai ocorrer entre 21 e 25 de outubro de 2024, de forma presencial e remota.