Evento acontece entre 7 e 11 de dezembro. A Mostra Competitiva estará disponível no site do Festival

O 3º Festival Santa Cruz de Cinema, que acontece entre 7 e 11 de dezembro, em formato online, anunciou sua programação oficial. Serão exibidos 18 filmes de diversos Estados brasileiros, que concorrem entre si em 12 categorias de premiação da Mostra Competitiva. Além disto, de segunda à quinta-feira, às 20h, vão ocorrer debates com os realizadores das obras.

Os filmes da Mostra Competitiva podem ser assistido gratuitamente a partir de segunda-feira, dia 07 de dezembro, no site http://festivalsantacruzdecinema.com.br/filmes. Já os debates com os realizadores, serão transmitidos ao vivo através da página do Facebook Festival Santa Cruz de Cinema.

No último dia, 11 de dezembro, acontece a cerimônia de premiação e serão conhecidos os vencedores das seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Filme Gaúcho, Ator, Atriz, Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som. Além do tradicional Troféu Tipuana, serão distribuídos R$ 14 mil em prêmios entre os ganhadores. Este momento também será transmitido ao vivo na página do Facebook do Festival.

O evento é uma realização  do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio da JTI e da Unimed dos Vales do Taquari e Rio Pardo, além do apoio da Gazeta Grupo de Comunicações e da Proeza Beer.

Confira a Programação dos Debates:

Segunda-feira, 7/12, 20h:

Mediação de Maiara Fantinel

Participantes: Aline Flores (Amanhã); Gabriel Motta (Dois Homens ao Mar); Edson Ferreira (Chamada a cobrar); Matheus Mombelli (A maior Locadora do Mundo); e Victor di Marco e Márcio Picoli (O que pode um corpo?).

Terça-feira, 8/12, 20h:

Mediação de Diego Tafarel

Participantes: Anderson Bardot (Inabitáveis); Karen Furbino (Adalgiza); Léo Tabosa (Marie); Marco Antônio Pereira (4 Bilhões de Infinitos); e Renata Diniz (O véu de Amani).

Quarta-feira, 9/12, 20h:

Mediação de Anderson Mueller
Participantes: Guilherme Suman (Bochincho – O Filmes); Henrique Amud (Atordoado, Eu permaneço Atento); Construção (Leonardo da Rosa); e Rosa Caldeira (Perifericu).

Quinta-feira, 10/12, 20h:

Mediação de Rosane Cardoso
Participantes: Carol Sakura (Apneia); Maria Rita Dias (Peitaço); Marçal Vianna (Neguinho); e Rudyeri Ribeiro (Traçados).

Filmes da Mostra Competitiva:

Marie, de Léo Tabosa – PE (Ficção)

Amanhã, de Aline Flores e Alexandre Cristófaro – SP (Ficção)

O véu de Amani, de Renata Diniz – DF (Ficção)

Adalgiza, de Carmen Furbino – SP (Ficção)

Chamada a cobrar, de Edson Ferreira – ES (Ficção)

Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes – PR (Animação)

Atordoado, eu permaneço atento, de Henrique Amud e Lucas Rossi - RJ (Documentário)

Neguinho, de Marçal Vianna – RJ (Ficção)

Traçados, de Rudyeri Ribeiro – PA (Ficção)

Perifericu, de Nay, Rosa, Stheffany e Vita – SP (Ficção)

Inabitáveis, de Anderson Bardot – ES (Ficção)

4 bilhões de infinitos, de Marco Antonio Pereira – MG (Ficção)

Bochincho o Filme, de Guilherme Suman – Porto Alegre, RS (Ficção)

Dois homens ao mar, de Gabriel Motta – Porto Alegre, RS (Ficção)

Peitaço, de Maria Rita Dias e Débora Lemos – Lajeado, RS (Documentário)

Construção, de Leonardo da Rosa – Pelotas, RS (Documentário)

A maior locadora do mundo, de Matheus Mombelli – Porto Alegre, RS (Documentário)

O que pode um corpo, de Victor di Marco e Márcio Picoli – Porto Alegre, RS (Documentário)

HOMENAGEADA EM 2020 - Neste ano, a homenageada é a atriz Léa Garcia, que possui mais de seis décadas de carreira artística, em cinema, novelas, peças teatrais e séries. No início de sua trajetória já concorreu em Cannes na categoria de melhor interpretação feminina com “Orfeu Negro”, um clássico que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o Globo de Ouro e a Palma de Ouro, na mesma categoria. Na primeira edição do Festival Santa Cruz de Cinema Léa Garcia recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no curta-metragem Acúmulo, de Gilson Júnior.

PRÊMIO TUIO BECKER – Em 2020 os agraciados são dois corações apaixonados por cinema: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. São diretores, roteiristas e produtores porto-alegrenses que já marcaram seus nomes no cinema nacional. Cineastas da nova geração, são referências importantes no cinema Queer – inclusive já integraram o júri Queer Palm no Festival de Cannes em 2019. Além de diversos curtas-metragens, a dupla dirigiu videoclipes e minisséries para a televisão. Com seu primeiro longa-metragem, Beira Mar, participaram do Festival de Berlim. Seu segundo longa, Tinta Bruta, que também estreou no Festival de Berlim, onde recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.