Israel Paulus realizou aula destacando o histórico das cadeiras de rodas, tema de seu TCC realizado em 2022
Estudantes da disciplina de Órteses e Próteses, do curso de Fisioterapia, tiveram no último dia 5, uma aula prática realizada pelo fisioterapeuta egresso da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Israel Paulus. O egresso promoveu uma aula sobre os meios auxiliares de locomoção, abordando especialmente o histórico das cadeiras de rodas, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, realizado em 2022. Com uma metodologia que uniu a teoria com a prática, os estudantes puderam vivenciar e experimentar as cadeiras manuais e motorizadas, andadores, muletas e cinta de transferência. Com isso, foi possível perceber como altera-se a imagem e o esquema corporal dos usuários desses dispositivos.
De acordo com Paulus, retornar para a Unisc e promover uma aula foi uma experiência gratificante. “É uma honra estar voltando para a instituição e falar algo tão importante para a vida dos pacientes. Foi uma experiência incrível e desafiadora, que faz desfrutar do nosso conhecimento e passar para os futuros colegas de profissão”, ressalta. A coordenadora do curso e professora, Angela Cristina Ferreira da Silva, frisou que receber a visita de um egresso sempre é um momento importante para a universidade. “As visitas de ex-estudantes sempre são significativas, porque a gente percebe o seu crescimento e empoderamento. Isso nos enche de orgulho, pois é o resultado do nosso processo formativo, é a nossa instituição colocando no mercado excelentes e capacitados profissionais”, comemora.
Conhecimentos importantes
Em seu último semestre no curso, o estudante Tiago Rambo se mostrou contente com a apresentação realizada por Israel Paulus. “Eu achei super válido, pois a cadeira de rodas parece ser algo simples, mas na verdade é super complexo. Foi muito bacana a apresentação, pois o Israel tem total domínio do assunto, e isso tudo ele praticamente aprendeu sendo bolsista no Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRfis), o que só reforça a importância de ter diversas experiências dentro da graduação. Não devemos apenas vivenciar a experiência do ensino, mas sim experimentar a pesquisa ou a extensão também, por que elas podem nos abrir novas portas ou reabrir antigas, que foi o caso da participação do Israel na aula como egresso e ex-bolsista do SRfis”, destaca.
Ainda, a estudante Amanda Limberger, do 7º semestre, também afirmou que a experiência e relato de um egresso é muito importante para a formação dos estudantes. “Eu gostei bastante que o Israel trouxe a experiência dele com bolsista e aluno. Foi legal entender quais as funções de cada cadeira e muleta, e saber que as cadeiras devem atender cada necessidade, sendo diferentes para cada pessoa”, conclui Amanda, relembrando o que aprendeu com a aula.
Gabriel Fuelber
Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB 14152