AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

 

A Unisc sediou no dia 12 de setembro a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. A assembleia integrou a programação do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional promovido pela PPGDR.

A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo.

Na pauta foram avaliados o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. E anunciou o pagamento de algumas demandas na área da Segurança Pública (videomonitoramento) e Saúde (Hospital Santa Cruz) este ano. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, salientou.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; e Região dos Vales.

O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional.

Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. “Sabemos que essa é uma alternativa viável para a retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul: investir em conhecimento para gerar riqueza, como fazem os países mais desenvolvidos”, ressaltou.

A reunião foi coordenada pela presidente do Fórum dos Coredes, Munira Medeiros Awad (Corede Produção), sendo que a abertura contou com a participação da reitora da Unisc, Carmen Lúcia da Lima Helfer, que destacou a importância dos Coredes para fazer desenvolvimento do Estado. “É importante que as pessoas participem da consulta popular para priorizar alguns setores que mais necessitam de recursos”, observou. O presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, disse que, apesar de um número de votos menor em relação aos outros anos da Consulta Popular, a participação foi qualificada, sabendo em que votar. “Ficamos satisfeitos em receber o Fórum dos Coredes em Santa Cruz, dando a oportunidade aos representantes dos Comudes a participarem desta reunião", citou.

Ao final houve a entrega de um mimo da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo aos dois secretários.

MENU PRINCIPAL