No dia 11 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) convidou alunos, professores, gestores e comunidade em geral para participar do IX Fórum de discussão sobre drogas: construindo narrativas. O evento contou com a presença de 130 alunos da rede pública de ensino de 15 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul. Os alunos participaram de uma gincana interativa enquanto a comunidade geral integrou as rodas de conversa e assistiu a conferências e palestras.

A cada ano o evento oferece à comunidade diferentes atividades, com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência. O fórum integrou as atividades do Projeto Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental Capsia e Capsad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul e do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Grupad), coordenados pela professora Edna Linhares Garcia, vinculada ao PPGPS, à Capes e ao CNPq, por meio do PPSUS. Foram envolvidos na organização e realização do evento 20 alunos de graduação e da pós-graduação, assim como professores da Unisc.

Neste ano, foi promovida uma gincana com os adolescentes visando um encontro de diferentes grupos para dialogar sobre a droga e a drogadição, temática que se faz presente no contexto atual da sociedade. Para a gincana foram elaboradas diversas tarefas, dentre elas um caça ao tesouro sobre uso e abuso de drogas, que levou os participantes a explorarem o campus em busca das pistas. Para promover o conhecimento sobre a rede de saúde do município, foi desenvolvida uma atividade para construção do Mapa da Rede, em que os participantes deveriam encontrar a definição correta para alguns serviços de saúde. Ainda houve atividades relacionadas à alimentação saudável e um quiz sobre a temática. Os adolescentes produziram fanzines” -um tipo de revista produzida de forma artesana.

A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), Secretaria municipal de Políticas Públicas (Sepop), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e Lions Clube Raio de Sol – SCS e Programa Saúde na Escola (PSE).