AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Divulgação

 

Um grupo de seis estudantes da Unisc está na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), participando da 10ª Viagem Internacional de Inglês. O embarque ocorreu no dia 12 de janeiro e o retorno ao Brasil será em 11 de fevereiro. Este é o segundo grupo de estudo de inglês que viaja para os EUA, mas o décimo que a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) organiza com o apoio do Centro de Línguas e Culturas (Celinc), ambos da Unisc. A primeira viagem foi realizada em 2010, mantendo, portanto, a oferta de mais de um grupo de estudo de inglês por ano.

Para a coordenadora da AAII, Cristiana Verônica Mueller, a viagem demonstra o compromisso institucional tanto com a oferta de oportunidades de aprendizagem do idioma em países nativos, quanto com o incentivo à experiência intercultural por meio do convívio com outras culturas. “Assim, a oferta dessas viagens faz parte do nosso compromisso com a internacionalização do saber e com a formação global da nossa comunidade acadêmica”, observa. Cristiana destaca ainda que essa viagem possibilita uma maior aproximação da Unisc com escolas de inglês e universidades dos EUA para futuras ações de internacionalização.

Segundo a acadêmica do curso de Ciências Econômicas e participante da viagem, Ana Julia Saath, estar em São Francisco é indescritível. “É uma cidade na qual o respeito prevalece e a mistura de culturas une o mundo todo em um só lugar", salienta. Durante a estada em São Francisco, o representante da Unisc e coordenador do grupo, André Luiz Maurer, também visitou a Berkeley University of California, onde conversou com a global engagement specialist, Ashley McDonald, para apresentar a Universidade e buscar novas parcerias. “A boa receptividade em ambas as instituições e o interesse pelo modelo comunitário demonstram que há espaço para a ampliação de ações com os EUA”, aponta André.

 

Objetivos

A viagem consiste em um programa da AAII em parceria com o Celinc, que objetiva oferecer aos estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão da Universidade, docentes e técnicos administrativos das instituições mantidas pela Apesc um curso intensivo de língua inglesa na escola EC San Francisco, na cidade de São Francisco; proporcionar programas de imersão cultural; promover a internacionalização das relações acadêmicas e interpessoais dos participantes nas atividades da viagem; e realizar a interação com a comunidade americana.

 

Os participantes

Ana Julia Saath – acadêmica de Ciências Econômicas

Bruno Baccar de Carvalho – acadêmico de Engenharia de Produção

Camila Kipper Roos – acadêmica de Matemática

Francele Cristina Wildner – acadêmica de Administração

Luciana Jaeger – estudante do Celinc

Pâmela Coimbra Ferreira – acadêmica de Direito

MENU PRINCIPAL