O Grupo de Estudos em Direito Civil, liderado pelo professor Luiz Gonzaga Silva Adolfo, iniciou os trabalhos no dia 10 de março. Neste semestre, o objetivo será discutir temas relacionados à constitucionalização do Direito Civil, por meio da leitura de artigos de pesquisadores da área.  Serão seis encontros, sempre às sextas, das 18h às 18h45.  32 alunos estão inscritos para essa edição, que é a terceira semestral do Grupo. Os acadêmicos participantes de ao menos cinco reuniões vão receber um certificado equivalente a 10 horas, que poderá ser utilizado no núcleo flexível.  “É muito importante a participação dos alunos no Grupo, pois une ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou o coordenador do curso de Direito, Vinicius D´Andrea de Medeiros.

O segundo encontro do Grupo vai ocorrer no dia 24 de março, com o tema Estatuto da Cidade e o Novo Código de Processo Civil: primeiras considerações sobre o impacto e a simbiose dos diplomas, de Rodrigo Mazzei e Bruno Pereira Marques. No dia 7 de abril, a pauta será o Estado da arte, riscos do desenvolvimento e a proteção do consumidor frente às incertezas contidas no porvir, de Marcos Catalan.

Em 28 de abril, a matéria tratada será Audiência pública na Justiça do Trabalho: uma proposta teórico-prática de inspiração romanista junto aos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 12° Região no Brasil, escrito por José Isaac Pilati. O Direito das Famílias e a crise da autonomia do Direto no horizonte humano e cultural da pós-modernidade, de Lucas Abreu Barroso, será o objeto de discussão do quinto encontro, no dia 12 de maio.

Já no dia 2 de junho, o texto É possível uma responsabilidade civil sem dano, de Bruno Leonardo Câmara, pautará os debates. O encontro marcará o término dos trabalhos do Grupo de Estudos em Direito Civil neste semestre.

*Publicado por Josemar Santos