Na tarde do dia 10 de agosto e na manhã do dia 12, o Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu a visita de uma estudante de Medicina da República Tcheca, Eliska LavKo, da Charles University Prague. A acadêmica conheceu a instituição por meio da Federação Internacional de Estudantes de Medicina (IFMSA), cuja atuação inclui a realização do intercâmbio.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC, Dulciane Paiva, e a docente do curso de Medicina da Unisc e tutora do Programa de Residência Médica do Hospital, Dóris Medianeira Lazaroto Swarowsky, organizaram um cronograma de atividades que possibilitaram à intercambista conhecer a estrutura, a missão e os valores da casa de saúde. A estudante tcheca também visitou o Laboratório de Experiência e Habilidades da Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina (UAA), o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), o setor de Emergência e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta última, foi realizada uma demonstração do projeto de pesquisa Máscara de mergulho adaptada para prática de ventilação não-invasiva em boneco simulador, além da apresentação das rotinas e da estrutura da UTI.

Também participaram da recepção da intercambista a acadêmica do curso de Fisioterapia da Unisc, Ana Paula Rabuske, as estudantes do curso de Medicina da Unisc, Isabela Lazaroto Swarowsky, Rafik Ali Juma Hamid e Laiane Pithan da Silva, o fisioterapeuta Alexander Morinélli e os fisioterapeutas do HSC Helena Rocha Machado e Sergio Zonta. Os acadêmicos acompanharam todas as etapas da visitação técnica, vivenciando o modelo de mobilidade acadêmica e de intercâmbio.

Segundo a estudante tcheca, a experiência de conhecer a estrutura de um hospital brasileiro e um sistema de saúde pública de modo tão detalhado foi enriquecedora à sua formação. “Estou muito feliz por ter a chance de ampliar meus horizontes. Penso que é importante ver que as coisas podem funcionar de outras maneiras”, contou a intercambista, a qual também elogiou a forma gentil e calorosa pela qual foi recebida.

De acordo com as professoras Dulciane e Dóris, receber uma estudante de um país tão distinto culturalmente marca o processo de internacionalização da educação superior na prática assistencial do HSC. Para elas, estas ações fortalecem o hospital no aperfeiçoamento da comunicação na Língua Inglesa e em oportunizar ao intercambista o aprendizado da Língua Portuguesa. “Permitir aos estudantes essa troca de experiências nacionais e internacionais, que agreguem novos conhecimentos, promovam respeito à diversidade e compreensão da realidade médica local e global, foi extremamente enriquecedor a todos os envolvidos”, avaliaram as docentes.

Kimberly Samantha Ebert Lessing, estagiária curricular do curso de Jornalismo da Unisc.