Com inauguração prevista para o próximo mês agosto, o Hospital Veterinário da Unisc ganha forma também no âmbito administrativo. Desde o dia 1º de julho, o complexo conta com a gestão do médico veterinário Maurício Borges da Rosa. Temporariamente, os fluxos ocorrem na sala 1304 da Unisc, onde também atua a funcionária Aline Strieder Motta.

O atual gestor graduou-se em 2010 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também fez mestrado, com foco em cirurgia geral de pequenos animais e terapia celular, concluído em 2012. Após, trabalhou em São Leopoldo em clínica, cirurgia e anestesia. Posteriormente, passou a fazer cirurgia volante em Santa Maria. Em 2013, foi selecionado no processo seletivo para o Hospital Veterinário da Universidade do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul (Unijui), atuando principalmente como cirurgião, mas também em anestesia e clínica médica de pequenos animais. Em 2018, voltou a fazer cirurgia volante em Santa Maria, em cirurgia geral e ortopedia de pequenos animais. Na Unisc, ingressou como docente em 2020.

Início das atividades

A inauguração do espaço físico do Hospital Veterinário está programada para o dia 12 de agosto. Neste mês também será apresentado um cronograma de início de atividades, que começarão gradativamente, permitindo uma melhor capacitação da equipe e calibração adequada dos equipamentos, promovendo um atendimento à comunidade com a característica de qualidade da Unisc.

“O plano é criar um espaço de tratamento dos nossos pacientes e, fundamentalmente, a formação de profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho. Para isso, contaremos com uma estrutura física, equipamentos e equipe especializada para o melhor atendimento da comunidade, reforçando, assim, a identidade comunitária da instituição”, destacou Maurício Borges da Rosa.

A implantação do Hospital Veterinário foi possível a partir de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. É uma extensão do curso de Medicina Veterinária da Unisc, tendo a proposta de também contribuir para a formação e qualificação dos estudantes. Os espaços estarão aptos a receber alunos da Medicina Veterinária e de outros cursos. Os alunos terão a oportunidade de se deparar com casos clínicos e dispor de equipamentos e produtos adequados para o tratamento desses pacientes. “A comunidade de Santa Cruz e região contará com um local de referência para o tratamento de seus animaizinhos, que serão atendidos e tratados com a responsabilidade e amor que merecem”, acrescentou o gestor.

Maurício Borges da Rosa: gestor do Hospital Veterinário

OUÇA A MATÉRIA EM ÁUDIO