Em 2020, com a Reinvenção Pedagógica da Unisc, foi lançado o Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC), módulo que compõe a nova arquitetura curricular da maioria dos cursos de graduação. O objetivo do LEPC é fazer com que o estudante tenha contato com o ambiente empreendedor, aliando conhecimentos com a prática e se conectando à problemas reais da sociedade e do mercado de trabalho.

Este ano, pela primeira vez, o LEPC A, que integra o currículo do primeiro semestre, e o LEPC B, que faz parte do terceiro semestre, ocorreram simultaneamente. Aproximadamente 900 acadêmicos, divididos em 21 turmas, desenvolveram 177 projetos com ideias de soluções para desafios enfrentados na região.

Durante o semestre, os docentes apresentam os desafios e acompanham na construção das ideias. Além de conectar estudantes de diversas áreas do conhecimento na construção de soluções, com esta metodologia de ensino os acadêmicos são conduzidos a desenvolver habilidades como criatividade, empreendedorismo, capacidade de liderança e de trabalhar em grupo.

Desafios reais

O desenvolvimento de soluções para desafios reais conecta os estudantes com os ambientes de inovação e incentiva a criação de novos projetos para a incubadora da Universidade.

Em 2021, as turmas do LEPC A, de todos os campi da Unisc, trabalharam com desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que foram identificados na comunidade.

Enquanto as turmas de LEPC B, resolveram desafios de acordo com o campi de sua região: em Santa Cruz do Sul, trabalharam com desafios captados no Hospital Santa Cruz (HSC), identificados pelos gestores das áreas envolvidas no processo de acreditação hospitalar; em Venâncio Aires, desenvolveram projetos através dos desafios propostos pela gestão do Hospital São Sebastião Mártir, da UBS Gressler, além de um desafio captado na sociedade; e em Montenegro, desenvolveram projetos através dos desafios propostos pela Secretaria Municipal de Saúde.

LEPC em números

Apesar de recente, o LEPC já apresenta resultados positivos e aponta ser um caminho importante para a inovação e para a formação adequada ao mundo contemporâneo.

Confira como foi a atuação da disciplina em 2021:

21 Turmas;

Aproximadamente 900 estudantes;

177 projetos desenvolvidos, propondo soluções aos desafios apresentados.