Nesta sexta-feira, 19 de julho, encerra o período de inscrição para o curso de formação de professores da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2024 da Unisc. Com sua realização, os professores da Educação Básica de escolas públicas municipais e estaduais e privadas dos Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e do Litoral poderão submeter projetos para o evento, a ser realizado entre 21 e 25 de outubro. O curso de 64 horas, oferecido no modo à distância, é gratuito. Segundo a coordenadora, professora Cláudia Mendes Mählmann, esta é a primeira etapa do evento. Em vista disso, os docentes interessados em participar da Feira de Ciências precisam fazer o curso.

Segundo ela, esta formação foi pensada a partir de componentes sinalizadores percebidos nas edições anteriores do evento. “Por isso, seu foco está em grande parte voltado para a escrita científica e o estímulo à pesquisa na Educação Básica. Uma das intenções do curso foi aperfeiçoar ainda mais o processo como um todo e evitar possíveis dificuldades na hora da submissão dos projetos por parte de docentes responsáveis por essas pesquisas.”

Cláudia Mählmann lembra que podem participar da Feira de Ciências da Unisc projetos desenvolvidos em todas as séries da Educação Básica desde o 1º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Magistério e Técnico. Também nesta 4ª edição podem ser inscritos projetos de educação não formal como é o caso de atividades realizadas no contraturno, clubes de ciências e outros. Quanto ao tipo de conteúdo que pode ser alvo dos trabalhos a serem inscritos é tudo o que as escolas oferecem nos estudos aos seus alunos, desde que de alguma forma dialogue com sustentabilidade ou inovação.

Conforme a coordenadora da Feira, “nossa intenção é promover e disseminar a ciência e todo tipo de estudo desenvolvido nas Escolas de Educação Básica a fim de estimular o compartilhamento de conhecimentos com estudantes e professores dos níveis fundamental, médio e técnico”. No momento da sua culminância, isto é, quando os trabalhos são apresentados ao público, pretende-se de fato “contribuir com a popularização e valorização do conhecimento científico nas diferentes áreas e níveis do saber”. Esta edição do evento conta mais uma vez com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).