Foto: Divulgação

Da esq. para dir.: Professor Ênio Machado (Unisc), Camila Stockey Erhardt (doutoranda pela Ufrgs), Tailane Hauschild (acadêmica de Engenharia Ambiental da Unisc), professor Luis Tarelho (Universidade de Aveiro) e professor Diosnel Rodriguez Lopez (Unisc) no Laboratório de Pirólise

Em continuidade com o projeto apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), envolvendo a Universidade de Aveiro (Portugal), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Unisc, professores dos cursos de Química e de Engenharia Ambiental e integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), bem como uma acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Unisc e uma aluna de doutorado do PPGE3M da Ufrgs (egressa do curso de Engenharia Civil da Unisc), estão em atividades de intercâmbio na região central de Portugal. O foco é o domínio das práticas que integrarão gestão e gerenciamento de remediação sustentável com a utilização de nanopartículas de ferro zero.

O projeto propõe sintetizar variações de nanopartículas de ferro, assim como de hematita, para avaliar a utilização na recuperação de áreas degradadas da mineração, contaminadas com arsênio e outros metais pesados. Além disso, a remoção de AOX em efluentes industriais da produção de celulose e de contaminantes e poluentes prioritários, já regulamentados pelas principais normas ambientais no Brasil, no Canadá, na Europa e nos Estados Unidos, está sendo planejada e investigada.