AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Divulgação

 

O Laboratório de Histologia e Patologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) registrou, no mês de novembro, o recebimento da biópsia de número mil. Trata-se de um feito histórico conquistado durante os 15 anos de atuação do laboratório, localizado na sala 2022, bloco 20 da instituição. No local são confeccionadas lâminas histológicas, utilizadas nas aulas práticas de diversos cursos de graduação. O espaço também é usado para a realização de atividades de pesquisa que envolvem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), mestrados e doutorados.

As biópsias são provenientes de atendimentos à comunidade realizados na Clínica de Odontologia da Unisc, principalmente pelo Projeto Diagnóstico Bucal (PDB), coordenado pelo professor Léo Kraether Neto. A partir da análise das lâminas, a patologista bucal e professora do curso de Odontologia, Michele Gassen Kellermann, faz a descrição microscópica da lesão e libera o diagnóstico. Com essas informações é escrito o laudo, que é assinado e enviado à Clínica de Odontologia para ser entregue ao paciente, devendo este ser encaminhado para o tratamento adequado, caso seja necessário.

Durante 15 anos, diversos profissionais fizeram e fazem parte dessa trajetória. São eles: Daiane Geiger, Márcia Goetze, Clara Forrer Charlier, Joel Henrique Ellwanger, Danieli Rosane Dallemole, Alessandra Koehler e Crislei Tatiane Sott (as duas últimas são as atuais funcionárias); os patologistas bucais Júlio César Sanfelice e Michele Gassen Kellermann; e os coordenadores e professores Juarez Alaor Schmidt e Maria Viviane Gomes Muller (atual coordenadora). Além disso, a parceria entre a Clínica de Odontologia e o Laboratório de Histologia e Patologia possibilitou a muitas pessoas o atendimento e o recebimento dos diagnósticos de forma rápida, proporcionando um serviço de qualidade para a comunidade.

MENU PRINCIPAL