Na próxima quinta-feira, 17, ocorre o lançamento do Converge Santa Cruz, o ecossistema de inovação do município de Santa Cruz do Sul. A atividade será no Auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), às 17 horas. O evento também será transmitido pelo Facebook.

No dia, serão discutidas as ações que estão sendo realizadas localmente envolvendo o empreendedorismo, inovação e articulação entre a Quádrupla-Hélice (empresas/governo/sociedade civil organizada/universidade). Além disso, serão apresentados os benefícios da criação do ecossistema de inovação para a sociedade, no que diz respeito a criação de startups, fomento de novas empresas/negócios na região e aumento da inovação para resolver problemas locais e regionais.

“O objetivo do evento é apresentar o que é o Converge, como um locus de interação, aproximação entre os atores da Quádrupla-Hélice, convergência de ideias, pensamento coletivo, desenvolvimento da região, fomento de inovação e empreendedorismo”, explica o membro da governança do Converge Santa Cruz e membro dos comitês Técnico e Estratégico do INOVA RS Vales, professor Pietro Cunha Dolci.

Ele ainda enfatiza, que as cidades que investem em inovação conseguem aumentar as vantagens competitivas para atração de investimentos e capital humano, bem como reduzir os custos operacionais com melhorias em processos na gestão pública e das empresas instaladas. “Não só teremos incentivos fiscais, mas um ecossistema de inovação, ativo, dinâmico. É um fator de competitividade que uma empresa hoje leva em consideração para escolha de uma cidade na qual irá se instalar.”