AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Até a última quinta-feira 1254 testes haviam sido analisados, com prevalência positiva de 12,3%. 

 

Desde o mês de abril a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza em seus laboratórios, e por meio de seus profissionais, as testagens para Covid-19 em parceria com a prefeitura municipal. As amostras são coletadas por profissionais da saúde de Santa Cruz do Sul e trazidas até o bloco 55 da Unisc para análise laboratorial. Até a última quinta-feira, 6, um total de 1254 testes haviam sido analisados, com 154 respostas positivas para a doença - o que representa uma prevalência de 12,3%.

Para a análise dos testes o método utilizado na Unisc é o RT-PCR, considerado padrão de referência por sua taxa de assertividade e precisão no diagnóstico. Esse método analisa o material genético do paciente testado para detectar o RNA do novo coronavírus (Sars-CoV-2), quando existente. As amostras que chegam no laboratório da Unisc são coletadas por profissionais da área da saúde através de swabs, uma espécie de cotonete, de nasofaringe (nariz) e de orofaringe (garganta).

Para dar conta do fluxo de análises professores, técnicos, acadêmicos e egressos voluntários da Unisc criaram uma rotina diária de trabalho. “O maior desafio é unir essa atividade com outras que não deixamos de exercer. Trabalhamos com muita atenção para entregar os diagnósticos da forma mais assertiva e no menor tempo possível. Entendemos a importância desses resultados para o enfrentamento da Covid-19 em nossa região, pois, a partir dos testes os encaminhamentos corretos podem ser realizados em tempo hábil para reduzir a taxa de contágio”, explicou a professora do departamento de Ciências da Vida, Lia Possuelo.

 

Professoras da Unisc que atuam no laboratório de testagens para Covid-19: Lia Possuelo, Andreia Valim e Jane Renner.
MENU PRINCIPAL