Atividade realizada com os acadêmicos de Engenharia de Produção proporcionou experiências transformadoras
O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) firmou uma parceria com a Mercur visando proporcionar a troca entre conhecimentos técnicos e práticos dos profissionais da empresa com os acadêmicos. A iniciativa, da professora Liane Mahlmann Kipper, foi realizada na disciplina de Gestão da Tecnologia e Inovação.
A Mercur, de Santa Cruz do Sul, possui um laboratório de inovação social onde cria produtos de tecnologia assistiva, prezando pela sustentabilidade ambiental, bem-estar da comunidade e desenvolvimento econômico da região. Deste modo, o contato entre a empresa e a universidade foi extremamente positivo, proporcionando transformações reais e incentivando os estudantes a criar soluções inovadoras.
A equipe de inovação da Mercur, em nota, ressaltou que “aproximações como esta possibilitam trocas e aprendizados para todos os envolvidos. De um lado, os alunos, que a partir dos conteúdos da disciplina puderam cocriar soluções para desafios e realidades conhecidas da empresa. De outro, a Mercur, que aprende e se nutre de novos conhecimentos. Isso conecta com o nosso interesse pela descoberta e por fazer junto ”.
O objetivo da atividade foi estimular os futuros engenheiros a desenvolver soluções voltadas ao mercado que fossem satisfatórias aos clientes e pudessem contribuir com a sociedade sem agredir ao meio ambiente. Assim, após a visita ao laboratório de inovação da Mercur, os acadêmicos foram apresentados aos desafios que deveriam solucionar. Além de colocar em prática conhecimentos do curso e trabalhar de forma colaborativa, foi possível aprender aspectos relevantes referentes à tecnologia, criatividade e inovação.
“Nesta disciplina tivemos mais uma oportunidade de tornar o mundo um lugar melhor, de criar, de sair do óbvio, de dialogar e, principalmente, de conectar. Conectar nossos corações com outras mentes, e vice-versa, e assim, construir novos laços, laços de cocriação. Esses laços abarcaram demandas, conhecimentos, produtividade, disciplina e, principalmente, cuidado. Aprendemos e nos desenvolvemos nesta disciplina, observamos que a comunicação foi fundamental para uma boa entrega, bem como a pró-atividade de cada um. ”, contou a acadêmica Ana Letícia Zappe em depoimento.