Na pesquisa, foi analisada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

No último dia 19 de fevereiro ocorreu a defesa de dissertação da estudante Sara Ester Paes pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A pesquisa foi intitulada “Educação e(m) saúde para mulheres negras: tensionamentos a partir da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra", orientada pelo professor Camilo Darsie.

Conforme Sara, o interesse pelo tema teve origem na vontade de conhecer e problematizar os desafios enfrentados por mulheres negras ao buscarem serviços de saúde, especialmente públicos. Para tanto, foi analisada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIP), em articulação a outros documentos do Ministério da Saúde brasileiro e dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante disso, a autora ressalta que há dois principais pontos a serem atentados. O primeiro diz respeito à falta de maiores orientações direcionadas, especificamente, às mulheres negras, tendo em vista a intersecção de preconceitos (raça e gênero) que as colocam, historicamente, em desvantagem em relação a mulheres brancas e a homens brancos e negros. O segundo, refere-se à necessidade de maiores investimentos em práticas de promoção e educação em saúde em lugar de orientações que miram, apenas, na prevenção e no tratamento de doenças. “A educação em saúde é um movimento potente para fortalecer essas mulheres pela perspectiva da qualidade de vida", diz.

Já de acordo com o professor Camilo, a pesquisa colabora significativamente  com os campos da educação e da saúde. “É por meio de investigações implicadas, como essa, que pesquisadores e pesquisadoras impulsionam transformações sociais e colaboram com novas discussões". O trabalho em breve estará disponível no banco de dissertações e teses da Unisc.

Sara

Sara Ester Paes