AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc oferece cursos de Mestrado e Doutorado com foco no aprofundamento dos conhecimentos linguísticos de seus acadêmicos. Por abranger estudos de diferentes áreas, o Programa conta com linhas de pesquisa diversas e em constante atualização. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até o mês de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

Para a egressa do Programa, Débora Borsatti, a experiência da Pós-Graduação possibilitou uma bolsa sanduiche e colaborou com seu desenvolvimento profissional. Confira:

 

Débora, o que fez você optar por sua área de conhecimento na graduação e pós-graduação?

Minha primeira graduação foi em Psicologia, aqui na Unisc. Mas comecei a dar aulas de inglês antes mesmo de me formar. Então, depois de um tempo resolvi voltar minha carreira para a docência e senti a necessidade de me especializar mais na área de Letras. Ingressei no Programa de Pós-Graduação na busca por aprofundar conhecimentos, como uma possibilidade de crescimento profissional.

 

Quais foram as experiências mais significativas da Pós-Graduação?

Ano passado fui contemplada com uma bolsa de estágio Sanduíche na Universidade de Pittsburgh, onde permaneci por seis meses. Esta experiência foi muito enriquecedora para meu currículo e para a minha vida pessoal, pois mudou bastante minhas perspectivas em relação à ciência e a mim mesma. Além disso, os debates que acontecem nas aulas e os eventos acadêmicos como um todo ampliam muito nosso conhecimento e visão de mundo.

 

Para finalizar, como essas vivências ampliam possibilidades na vida profissional e pessoal?

Acredito que, enquanto professora de Língua Inglesa, a possibilidade de viver 6 meses nos Estados Unidos, convivendo com falantes nativos e praticando a língua diariamente foi algo fundamental para a minha prática docente. Eu almejava concursos públicos em boas instituições de ensino. No início deste ano fui aprovada como professora efetiva no concurso do IFSUL, ainda estou aguardando a posse devido às circunstâncias da pandemia. Mas sinto que a experiência no programa trouxe essas oportunidades.

MENU PRINCIPAL