Foto: Divulgação

Alunos da disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional I com a professora Dulciane Paiva, a mestranda Lilian Abentroth e a bolsista Eliziana Lopes

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado, Lilian Regina Lengler Abentroth, realizou, sob orientação da professora do PPGPS e do curso de Fisioterapia, Dulciane Nunes Paiva, estágio docente na disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional I. A referida disciplina teve duração de um semestre e foi finalizada no dia 2 de julho. Durante as aulas, foram abordados aspectos fisiopatológicos pulmonares, a fim de propiciar aos acadêmicos o embasamento teórico sobre as doenças pulmonares, necessário à aplicação dos recursos fisioterapêuticos, bem como desenvolver no aluno o interesse pelos trabalhos científicos e sua importância para a área da Fisiopatologia Pulmonar e da Fisioterapia Respiratória.

Todo o conteúdo se manteve alinhado e contribuiu para o aperfeiçoamento docente da mestranda, que desenvolve sua dissertação com o tema Associação entre o Teste de Velocidade da Marcha de Seis Metros e a qualidade de vida de pacientes submetidos à revascularização miocárdica e troca valvar. Lilian contribuiu de modo relevante no aperfeiçoamento das aulas, com atualização de exames de imagem e de diretrizes nacionais e internacionais na área pneumológica, além de ter trazido, para a sala de aula, a sua experiência clínica obtida no Programa de Residência em Fisioterapia, com especialidade em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica, Neonatal e Emergência, na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), obtendo excelente avaliação dos acadêmicos envolvidos.

As atividades docentes coordenadas pela professora Dulciane também contaram com o auxílio da bolsista do Programa de Bolsas de Estudo para Atividades de Ensino (Probae), Eliziana Eichelberger Lopes, que ajudou na dinamização dos trabalhos. O estágio em docência é direcionado para estudantes de pós-graduação stricto sensu(mestrado e doutorado), no qual o pós-graduando participa das atividades de ensino na Instituição, sob a supervisão do seu orientador. Tem como objetivo auxiliar o professor na atualização, na elaboração e na apresentação das aulas; na preparação de material didático-pedagógico; e no desenvolvimento das atividades administrativas da disciplina ao longo do semestre.

Lilian relata que o estágio foi de extrema importância para a sua formação, pois possibilitou a vivência acadêmica e a interação com os alunos, bem como a elaboração de aulas e de materiais que a auxiliaram na construção do conhecimento e na aprendizagem de novos conteúdos. Para ela, foi uma experiência enriquecedora e gratificante.