Raquel Fialho ao lado do pôster exposto no evento

A equipe do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) da Unisc esteve representada pela coordenadora Raquel Ribas Fialho no 11º Seminário de Educação Especial e 2º Seminário Latino-Americano de Educação Especial - Espaços e Tempos de Aprendizagem na Educação Especial, ocorrido de 22 a 24 de novembro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, promovido pelo Centro de Educação, pelos cursos de Educação Especial e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, proporcionou um espaço de interação entre acadêmicos, docentes e pesquisadores no contexto nacional e latino-americano.

A coordenadora do NAAC, juntamente com as funcionárias do setor, Daiana Luiza Kleinert Rehbein, Fernanda Guedes Porto e Patricia de Souza Nunes, expôs o pôster produzido a partir do resumo intitulado Acessibilidade no ensino superior: adaptações para estudantes com deficiência visual (DV). O trabalho destacou os recursos de acessibilidade que são prestados desde o vestibular para garantir a inclusão do aluno com deficiência visual, assegurando as condições de acesso, permanência e participação na Universidade.

A Unisc tem promovido ações em prol da inclusão e das diferentes acessibilidades e o Naac se configura no espaço que elabora adaptações e práticas de apoio para minimizar as barreiras encontradas na trajetória acadêmica, visando à autonomia e à independência dos estudantes. “O evento era voltado para a área da educação especial, mas profissionais de outras áreas também participaram, buscando fazer trocas e discutir como superar os desafios e traçar caminhos para uma inclusão plena nos espaços educacionais”, destacou Raquel.

*Publicado por Felipe Nopes