Foto: Felipe Nopes

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) e o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) encaminharam ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro do programa de computador intitulado Otimizador de Rendimento de Caldeira de Fumageira. Os autores são o mestre em Sistemas e Processos Industriais, Jairo Koncimal; o acadêmico do curso de Engenharia de Computação, Eduardo Borba; e os professores Rolf Fredi Molz e Jacques Nelson Corleta Schreiber.

O programa se destina a otimizar especificamente uma entrada definida de variáveis, calculando, com funções recursivas, as alterações necessárias para aprimorar o rendimento de uma caldeira da indústria fumageira. “O software permite a interação das múltiplas variáveis que envolvem o processo de geração de vapor, possibilitando a convergência dessas variáveis e objetivando à otimização do rendimento modelado por redes neurais artificiais”, explica Jairo.

Segundo Eduardo, a oportunidade proporcionada possui grande valor no âmbito curricular, fazendo com que obtenha experiência com soluções para otimizações de processos industriais reais. “O desenvolvimento do software se tornou mais produtivo com professores capacitados e mestrandos dispostos a colaborar. Fico agradecido por todos que estiveram envolvidos e auxiliaram em todas as fases da criação do programa”, salienta.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.