AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Crédito foto: Josemar Santos

Professores Adílson (E) e Gilson

 

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou o registro do aplicativo PhotoMetrix - Quimiometria para Android (Chemometrics for Android), de autoria dos professores Adilson Ben da Costa (Departamento de Biologia e Farmácia e dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado e Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado) e Gilson Helfer (Departamento de Computação), desenvolvido em parceria com a Ulbra.

A Quimiometria é a ciência de extrair informações a partir de dados de sistemas químicos. É inerentemente interdisciplinar, usando métodos frequentemente empregados em disciplinas de análise de dados, como estatística multivariada, matemática aplicada e ciência da computação, para abordar problemas na Química, na Bioquímica, na Medicina, na Biologia, na Psicologia, na Economia e nas Engenharias.

PhotoMetrix é uma ferramenta móvel e gratuita que faz uso da câmera principal do dispositivo para adquirir imagens, que são analisadas e decompostas, gerando gráficos para reconhecimento de padrões, empregando métodos não supervisionados como PCA (Analise por Componentes Principais) e HCA (Analise de Agrupamento Hierárquico). Além disso, é possível também executar Calibração Univariada (seleção de um componente de cor) ou Multivariada - PLS (seleção de múltiplos componentes de cor), por meio dos sistemas RGB, HSV, HSI e HSL.

O aplicativo foi premiado nas últimas duas edições da Escola de Inverno de Quimiometria, realizadas em São Paulo. A ferramenta está sendo utilizada em diferentes instituições de ensino e pesquisa no país, e pode ser baixada gratuitamente pelo site http://www.photometrix.com.br

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL