A obra "Como Inovar com Tecnologia na Educação em Saúde?" foi registrada pela Biblioteca Nacional após atividade da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu o Certificado de Registro ou Averbação da obra "Como Inovar com Tecnologia na Educação em Saúde?", emitido pela Biblioteca Nacional. A obra é resultado de uma atividade realizada durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em 5 de outubro de 2021.

Na ocasião, as professoras Cézane Priscila Reuter, Daniela Duarte da Silva Bagatini, Janine Koepp, Liane Mahlmann Kipper e Rejane Frozza e a aluna de doutorado, Ana Paula Sehn, conduziram uma oficina on-line com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental das escolas Augusto Schultz, de Cerro Branco, e Escola Educar-se, de Santa Cruz do Sul. Agora, o material produzido durante o encontro foi reconhecido com o Registro da Biblioteca Nacional.

A atividade teve como objetivo a promoção do trabalho colaborativo entre as áreas da Saúde, Tecnologia da Informação e Educação e a construção do conhecimento dos alunos a partir do uso de ferramentas computacionais. O material, que gerou o registro da obra, foi construído durante a oficina, utilizando as ferramentas Persona e Ponto de Vista, por meio do uso das plataformas Gather e Google Meet. Para tanto, a oficina foi dividida em três momentos: apresentação de ferramentas computacionais; construção de propostas de storytelling, storyboard ou game e, por fim, a apresentação das propostas pelos estudantes.

Considerando a crescente demanda por inovação na área da educação em saúde, o registro da obra é um importante marco para o NITT e para os professores participantes, que puderam promover a integração entre as áreas e levar inovação e ciência para as escolas.

Sobre o NITT

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) atua no registro da propriedade intelectual da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) e as mantidas, incluindo Marcas, Patentes,  Programas de Computador e Direitos Autorais, mas não se limitando a esses.  Atende também pessoas físicas e jurídicas nos encaminhamentos relativos à adequada gestão dos ativos de propriedade intelectual.

certificado

Carolina Goettems de Oliveira Appel
Estagiária de Jornalismo supervisionada pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152