Foto: Felipe Nopes

Da esq. para dir.: Rafael Kniphoff da Silva, Jéssica Affeldt Hartwig, Pablo Venzke Tessmann e Rejane Frozza

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro de um aplicativo para uso na atividade de fisioterapia, denominado Sys Physio. Trata-se de um programa que permite a decisão de qual exercício é possível realizar, com o objetivo de auxiliar o fisioterapeuta no diagnóstico da escolha do exercício terapêutico do paciente.

O aplicativo foi criado pelos bacharéis em Ciência da Computação e em Fisioterapia pela Unisc, Pablo Venzke Tessmann e Jéssica Affeldt Hartwig, respectivamente; pela professora do Departamento de Computação e do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais, Rejane Frozza; e pelo professor do curso de Fisioterapia, Rafael Kniphoff da Silva. “O Sys Physio é apresentado na forma mobile, o que facilita o seu manuseio. O intuito dessa ferramenta é auxiliar na área da fisioterapia, melhorando os resultados com a saúde e o bem-estar do paciente”, explica Tessmann.

Segundo Jéssica, o aplicativo é bastante útil. “Num caso de utilização imediata, onde o fisioterapeuta necessita trabalhar um grupo muscular, mas precisa de formas diferentes para lidar com o mesmo, a ferramenta apresentará as variações de exercícios que poderão ser realizados”, aponta. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

​* Publicado por Felipe Nopes