Felipe Nopes

Professor Alcides Busatto com os registros dos programas

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro de dois programas de computador, criados pelo professor do Departamento de Matemática, Alcides Dallanora Busatto. O primeiro software, denominado LaCAN, foi desenvolvido para auxiliar o professor e os alunos da disciplina de Cálculo Numérico, assim como o segundo programa, intitulado LaCAL, que auxiliará o docente e os acadêmicos da disciplina de Álgebra Linear.

Ambos foram idealizados para utilizar os recursos de interface gráfica, permitindo que usuários sem conhecimento prévio de linguagens de programação formais sejam capazes de usá-los. Os softwares possuem a maioria das metodologias trabalhadas em sala de aula e geram um relatório detalhado (em português) de cada etapa do processo de resolução das diferentes metodologias numéricas, o que possibilita ao estudante participar do processo de construção dos conhecimentos relacionados aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas.

“Estou muito satisfeito que mais uma importante etapa acadêmica das minhas atividades de pesquisa na Unisc foi concluída com os registros dos programas junto ao INPI. Agradeço à universidade por todo o apoio e, especialmente, ao NITT pelo auxílio prestado no processamento dos registros”, salienta o professor Busatto. Mais informações podem ser obtidas no NITT pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

​*Publicado por Felipe Nopes