Foto: Felipe Nopes

Da esquerda para direita: Brunno Fagundes, Rejane Frozza, a agente virtual Dóris e Guilherme Ferreira

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) registrou a agente virtual batizada de Dóris como marca, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e como personagem, na Biblioteca Nacional. A titularidade de ambos os registros é da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).

São autores da personagem a professora do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), Rejane Frozza; os mestres em SPI pela Unisc, Amanda Brum de Carvalho, Brunno José Fagundes e Mirceia Borin Schulz; e o egresso e o acadêmico do curso de Ciência da Computação, Guilherme Ferreira e Yan Pablo Reckziegel Rodrigues, respectivamente.

“O registro como personagem reconhece a autoria da mesma em suas diferentes feições, enquanto o registro da marca garante o seu uso exclusivo em todo o território nacional”, observa a encarregada pelo NITT, Isabel Grunevald. Segundo a professora Rejane, a agente virtual Dóris já está sendo utilizada em diversas aplicações que envolvem conversação com usuários, auxiliando-os, por exemplo, na busca de alguma informação específica. “É o resultado do desenvolvimento e do empenho de pesquisas e de inovação na área da Computação, envolvendo a parceria de estudantes e de docentes”, aponta.

Para Fagundes, participar deste projeto no decorrer do mestrado foi muito interessante. “Durante os estudos, entendemos melhor as relações entre conteúdos e emoções que esses conjuntos de informações despertam nos usuários. Mas personificar em uma agente virtual essas emoções durante as interações com o ambiente foi um desafio e um grande aprendizado, pois envolveu diferentes áreas de estudo”, revela.

“Estou muito feliz por ter participado deste projeto em meu trabalho de conclusão e trazer a habilidade da Dóris em falar com o usuário, usando linguagem natural com a integração do IBM Watson”, salienta Ferreira. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1601, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.