Prezada Comunidade Acadêmica:
Informamos que a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC estará retornando, a partir do dia 2 de março de 2022, à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem, tanto das disciplinas práticas quanto das disciplinas teóricas.
Tal medida atende as indicações do Conselho Nacional de Educação - CNE, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Reforçamos que a UNISC está preparada para receber os estudantes, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, visto que o retorno às atividades presenciais já iniciou, gradativamente, no semestre passado, não havendo nenhuma intercorrência ou eventualidade.
Para a garantia de um retorno seguro, algumas disciplinas continuarão ocorrendo no formato remoto. Pedimos aos estudantes que consultem a situação de suas disciplinas a partir do dia 25 de fevereiro, às 16h, no Aplicativo Minhas Turmas. Os docentes das referidas disciplinas/módulos farão o contato para organizar a metodologia das aulas.
Solicitamos especial atenção para as orientações a seguir, que enfocam atitudes de prevenção à Covid-19, divulgadas amplamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Unisc):
- Uso contínuo da máscara, preferencialmente cirúrgica, N95 ou PFF2
- Uso frequente de álcool em gel nas mãos
- Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca
- Manter o distanciamento social
- Deixar a porta e as janelas abertas nos ambientes
Divulgamos, também, as condutas de isolamento/quarentena, recomendadas na Nota Informativa nº 38 CEVS/SES-RS, de 16/02/2022, em caso de confirmação de Covid-19:
- Caso Suspeito de COVID-19: todo o indivíduo com pelo menos 2 (dois) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, diarreia. Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.
- Caso confirmado de COVID-19: caso de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, confirmado por critério laboratorial, clínico, clínico-epidemiológico ou clínico-imagem.
- Contato próximo: contato próximo e continuado com um caso confirmado por RTPCR, RTLAMP ou Teste de Antígeno, considerando o período correspondente a partir de 2 dias antes do início dos sintomas do caso confirmado, E: o no mesmo ambiente fechado (sala, dormitório, veículo de trabalho, entre outros); E o em período superior a 15 minutos; E o sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metros; E o sem o uso de máscara ou uso incorreto.
- Quarentena: é uma medida preventiva recomendada para restringir a circulação de pessoas que foram expostas a uma doença contagiosa durante o período em que elas podem ficar doentes.
- Isolamento: é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença, quando é possível transmitir o patógeno em condições de infectar outra pessoa.
- Status Vacinal Atualizado: indivíduo com esquema primário completo (1ª e 2ª dose) e dose de reforço se estiver no período preconizado.
- Status Vacinal Incompleto ou Em Atraso: indivíduo que não completou o esquema primário ou está com a dose de reforço em atraso.
- Não Vacinado: indivíduo que não recebeu nenhuma dose de vacina.
Acesse a nota técnica do Ministério da Saúde/Fiocruz, produzida pelo grupo de trabalho dedicado ao tema, com sugestões para a comunidade escolar, com vistas à manutenção e ao retorno seguro das atividades escolares no Brasil:
Desejamos a todos um excelente retorno, com saúde e serenidade, sempre na certeza de dias melhores!
Profa. Giana Diesel Sebastiany,
Diretora de Ensino de Graduação.
Prof. Rolf Fredi Molz,
Pró-Reitor Acadêmico.
Prof. Rafael Frederico Henn,
Reitor.