Criatividade, trabalho em conjunto e dedicação foram as bases da Feira de Jovens Empreendedores realizada no Centro de Convivência da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) nesta quinta-feira, dia 21. Com produtos gastronômicos e artesanatos diversos, os alunos do 6º ao 9º ano de quatro escolas da rede municipal colocaram em prática uma importante etapa de seus projetos: a comercialização. Os projetos são o resultado do programa Jovens Empreendedores: Primeiros Passos, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Por, aproximadamente, três meses, os jovens das EMEFs Cardeal Leme, Frederico Assmam, José Leopoldo Rauber e Menino Deus estudaram empreendedorismo e desenvolveram produtos com a assessoria do Sebrae e o auxílio de seus professores. Durante a feira, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Comitê de Governança de Santa Cruz do Sul, os alunos puderam experimentar na prática os desafios de conduzir seu próprio negócio.

Kauane Barros, de 12 anos, encontrou na reciclagem uma forma de investimento. O trabalho do grupo da banca Papel Arte foi transformar materiais recicláveis em produtos de papelaria.  “Começamos com a parte teórica e depois ficamos um bom tempo fazendo os papéis. É muito boa a experiência que a gente teve, porque trabalhamos de forma criativa e ecológica”.

Além da exposição de produtos, a Feira contou com a palestra de Jeferson Luís Ritter, sócio da OWNTEC, que contou sobre sua trajetória como empreendedor. Na sequência foi realizado um cerimonial de abertura, que marcou o início de grandes histórias de liderança e protagonismo jovem que serão escritas por meio da iniciativa. Estiveram presentes os idealizadores Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc e presidente do Comitê de Governança de Santa Cruz do Sul; Jaqueline Marques, Secretária Municipal de Educação; Giulia Tolloti, coordenadora do Eixo Educação do Comitê de Governança; e Alexandre Schmidt, representante do Sebrae.

Em sua fala, Carmen Lúcia demonstrou alegria com o projeto e revelou que a parceria será mantida, garantindo com que outros jovens possam aprender e desenvolver habilidades. “Toda educação é um desenvolvimento a longo prazo. Por isso, no ano que vem nós estaremos trabalhando com o ensino médio de escolas públicas estaduais, com empresas Juniors”, destacou a reitora.