AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

O Projeto Cestinha da Unisc foi criado em 2001 e tem como finalidade proporcionar às crianças e aos adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 9 a 15 anos, a prática do basquetebol, criando o hábito pelo esporte. O projeto, desde sua concepção, tem uma metodologia própria, seguida por todos os profissionais envolvidos. Trata-se de um trabalho realizado junto às comunidades de diversos bairros, auxiliando no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, buscando favorecer a construção de sua cidadania e permitindo acesso independente do biótipo ou eventual talento.

Além de recursos institucionais, o projeto também precisa do apoio da comunidade e de empresas da região através dos mecanismos de incentivos fiscais federais, que permitem que determinado percentual que seria arrecadado pelo governo seja destinado a projetos que beneficiam a comunidade. Para utilizar os incentivos fiscais federais:

- as empresas precisam, necessariamente, ser tributadas com base no lucro real. A empresa que recolher impostos por lucro presumido ou que for optante do Simples Nacional, não poderá usufruir do mecanismo;

- as pessoas físicas também podem fazer doações e, para isso, é necessário que a Declaração Anual do Imposto de Renda seja feita pelo modelo completo.

Em 2018, o Ministério do Esporte aprovou o Projeto Cestinha para captar recursos junto a empresas e pessoas físicas, e a captação foi realizada durante os meses de novembro e dezembro. O montante captado será utilizado após a assinatura do Termo de Compromisso com o Ministério do Esporte, que deverá ocorrer até o final de abril.

O Projeto Cestinha também recebe recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Em Santa Cruz do Sul, o Comdica é o órgão responsável pela aprovação e pela destinação dos recursos que são obtidos de doações de Imposto de Renda, por meio do FMDCA.

Com os recursos recebidos, através das doações, o Projeto Cestinha conseguiu comprar um placar eletrônico, que está instalado no Ginásio Pedagógico da Unisc. Também foram adquiridos diversos materiais esportivos para os participantes, que além de aprimorar as atividades, proporcionam alegria, satisfação e fortalecem o convívio em grupo, facilitando a inserção das crianças e dos adolescentes na sociedade.

Para o Projeto Cestinha, a Apesc/Unisc está recebendo doações até o dia 29 de abril de 2019. Então, aproveitando que estamos no período de realizar a Declaração do Imposto de Renda, convidamos a comunidade acadêmica a destinar parte do seu imposto ao Projeto Cestinha. Para obter outras informações e orientações, converse com o seu contador e contate o Escritório de Projetos da Unisc pelo telefone (51) 3717-7316, com Rosane Weiss.

 

Rosane Weiss, Escritório de Projetos da Unisc.

MENU PRINCIPAL