Orientadores educacionais que atuam em escolas estaduais dos municípios de Mato Leitão, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, dia 8 de novembro, na sala 307 da Unisc, para a realização do seminário de socialização dos projetos desenvolvidos nos educandários sobre as Assembleias Escolares. O evento fez parte da programação do curso de extensão As Assembleias Escolares: espaço para a construção da cultura de paz, organizado em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e envolveu 23 orientadores educacionais.

O curso ocorreu de maio a novembro deste ano, na Unisc, sob a coordenação da professora do Departamento de Educação, Susana Terezinha Más. O objetivo foi criar um espaço de diálogo com as escolas sobre a cultura de paz, buscando promover o respeito aos princípios éticos da convivência humana com a resolução não violenta de conflitos. Durante o seminário, os orientadores relataram as experiências vividas no ambiente escolar decorrentes das Assembleias Escolares, implantadas em turmas escolhidas por eles com base nas necessidades apresentadas pelos próprios alunos.

“Toda ação escolar que tenha como objetivo que os alunos aprendam a resolver os conflitos de forma não violenta é crucial. Além disso, a escola pode, e deve, ser referencial da convivência ética”, destacou Susana. O curso As Assembleias Escolares foi uma das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Educação para a Paz, também coordenado pela professora Susana, e integra o Grupo de Trabalho Ética e Educação do Núcleo de Educação Básica (NEB), do Departamento de Educação da Unisc.

*Publicado por Felipe Nopes